Nos últimos anos, tem sido cada vez mais comum as empresas serem avaliadas pelos seus processos de produção e como eles impactam na natureza. A responsabilidade ambiental é um dever que toda empresa deve ter, e os clientes estão exigindo isso. No mercado de embalagens de papelão ondulado, não é diferente.

Os consumidores estão atentos às empresas que preservam o meio-ambiente. Na hora da escolha, é fato que a tendência tem sido escolher um produto sustentável. E essa é uma das vantagens do papelão ondulado em relação a outros materiais.

De acordo com um estudo feito pela IBM, cerca de 70% dos compradores afirmaram que pagariam até 35% a mais para ter produtos sustentáveis. Então por que não vender seus produtos em uma embalagem reciclável e sustentável?

O papelão ondulado se mostra uma das opções mais viáveis por diversos motivos. Por mais que as embalagens plásticas também sejam recicláveis, o custo da reciclagem do papelão é muito mais baixo.

Além disso, o papelão reciclado sempre é utilizado para a fabricação das caixas de papelão comuns, ao contrário do que ocorre com as resinas plásticas recicladas. Após o reprocessamento, as resinas recicladas perdem algumas de suas propriedades.

Na indústria do plástico, pode-se trabalhar com resina virgem ou reciclada.  A resina virgem pode ser produzida com fontes vegetais renováveis ou a partir de petróleo, mas ela usa matérias-primas não renováveis na sua fabricação e causa um impacto alto no meio ambiente, aumentando a quantidade dos resíduos presentes no meio ambiente.

Já as resinas recicladas podem trazer vantagens no quesito sustentabilidade, mas no processo de reciclagem há resinas que perdem propriedades, impedindo seu uso em diferentes aplicações. O Poliestireno (PS), por exemplo, perde resistência quando passa pelo processo de reciclagem.

Por outro lado, o papelão ondulado, após o reprocessamento, mantém suas propriedades e tem um custo muito mais baixo para as empresas. Além disso, a reciclagem do papelão se mostra relevante pois ajuda a preservar os recursos naturais e reduz o consumo de energia elétrica e de água. 

As embalagens de papelão ondulado não impactam agressivamente o meio-ambiente, já que são feitas com materiais reutilizáveis ou recicláveis. E a qualidade é de alto padrão!

Nesta matéria, a Embalagens Jaguaré separou mais algumas vantagens ambientais do uso das embalagens de papelão ondulado. Confira a seguir!

Embalagens recicláveis e recicladas

Seja embalagens de comida (como caixas de pizza) ou de outros segmentos (como e-commerce), ela sempre pode ser reciclada. Como não são feitas com alvejantes ou corantes, por exemplo, são descartadas de maneira consciente e sustentável.

As caixas de papelão ondulado também são feitas com boa parte de papelão reciclado. 

Economia de energia

Por não ser necessário utilizar sempre materiais 100% virgens, as empresas precisam de menos energia para produzir as caixas de papelão ondulado, o que ajuda a minimizar os estragos ambientais, afinal, poderá ser utilizado um conteúdo de origem local do reciclável, sem necessitar de tanto transporte do material.

Caixas de papelão renováveis

A certificação FSC® – (FSC® C142293) apresenta um criterioso modelo de gestão que garante um manejo florestal viável do ponto de vista social, ambiental e econômico. Essa certificação garante a origem das matérias-primas e a certeza de que o material vem de árvores de reflorestamento. 

Além da certificação FSC® – (FSC® C142293), a Embalagens Jaguaré implantou e utiliza um sistema de gestão ambiental de acordo com a norma NBR ISO 14001, desenvolvendo práticas sustentáveis em nossos negócios, produtos e serviços.⠀

Entre em contato com a Embalagens Jaguaré e conheça todas as nossas soluções em embalagens de papelão ondulado.